A História do Ibiraguaçu
Em janeiro de 1983, quatro casais deram inicio ao projeto de montar um grupo de escoteiros na paróquia de Santa Gertrudes. São eles:
-
Jorge e Cecília Ribeiro;
-
Carlos e Sandra Mariano;
-
Johan e Cristina Ribeiro;
-
Luis Martins e Regina Ribeiro.
No dia 07 de Maio de 1983 aconteceu a primeira atividade com uma alcatéia de lobinhos, uma tropa de escoteiros e uma tropa sênior. A data oficial de fundação do G.E. Ibiraguaçu aconteceu no dia 20 de Agosto de 1983, com a promessa do primeiro membro juvenil.
O nome Ibiraguaçu é de origem indígena e traduz-se como "Árvore Grande".
O G.E. Ibiraguaçu tem sua sede no parque municipal Darci Silva em uma área de aproximadamente 8 mil metros quadrados – ainda no bairro de Campo Grande, agrega uma comunidade de aproximadamente 300 pessoas (pais, chefes e membros juvenis).
ACADEMI
Entidade jurídica mantenedora do Grupo Escoteiro Ibiraguaçu. Todas as famílias ao matricularem seus filhos no grupo escoteiro, automaticamente está se associando a esta entidade e passam a ter direitos e obrigações definidas em seu estatuto e assembleias.
Através desta associação é cobrado uma taxa de mensalidade "por família" . Esta taxa é utilizada para cobrir despesas diversas de manutenção do grupo: Caseiro, impostos, limpeza da sede, água, esgoto, luz, jardinagem, telefone, material de escritório, material de atividade, material de Camping, subsídios a atividades escoteiras (como excursões e acampamentos), subsídios a famílias carentes do grupo.
Regras de isenção seguem politica idêntica ao praticado pela UEB.